18 outubro 2011

Labirintos da adolescência


Fórum Gulbenkian de Saúde 2011

Labirintos da adolescência

25, 26 Out 2011
Das 09:30 às 18:30
Aud. 2
A entrada é  livre, mas mais importante é poder assistir à transmissão directa online: http://live.fccn.pt/fcg/


O programa completo está disponível aqui: 

05 outubro 2011

Perturbação de Hiperatividade e défice de atenção - estratégias


A perturbação de hiperatividade e défice de atenção, vulgarmente designada por PHDA é das perturbações que mais “castigam” o sucesso dos alunos e que mais preocupam os professores, pela sua dificuldade em encontrar estratégias que promovam a intervenção com sucesso, na sala de aula. Este livro, da autoria de  Carla Maia (Psiquiatra de Infância e da Adolescência) e
Catarina Verejão (Psicóloga Clínica) reveste-se de um bom recurso para TODOS os professores. Sem dramatismos e utilizando uma linguagem simples, as autoras apresentam um conjunto de sugestões destinadas aos docentes. Fica aqui a resposta a muitas das dúvidas relacionadas com a PHDA, deixadas na Ação de Sensibilização “ Inclusão/AVELT”, realizada em Setembro. 

Manuais PHDA

Plano de Formação FENACERCI

http://www.fenacerci.pt/novo/pf/plano_formacao.pdf

Está disponível o Plano de Formação Externa promovido pela FENACERCI, até ao final de Outubro.

26 setembro 2011

Apoio à Inclusão – Estudantes com Necessidades Educativas Especiais na Universidade de Lisboa

Felizmente cada vez maior número de alunos com NEE acede à universidade. É importante que esta esteja preparada para garantir condições de igualdade de oportunidades. Ainda bem que este assunto está na ordem do dia, também no ensino superior.


O Conselho de Garantia da Qualidade da Universidade de Lisboa - UL, vai realizar as Jornadas "Conhecer para intervir: Apoio à Inclusão – Estudantes com Necessidades Educativas Especiais", no dia 17 de Outubro, entre as 10.30 e as 18 horas na Reitoria (Salão Nobre).


Pela importância do tema em discussão, deixo a divulgação do evento.


O registo deve ser feito aqui:



Folheto Jornadas Apoio Inclusao

20 setembro 2011

Conferência Aprender a aprender

A Fundação Francisco Manuel dos Santos continua a desenvolver um trabalho de grande mérito ao nível da formação dos docentes. Sublinho a conferência Aprender a aprender.


Aprender a Aprender


«A expressão “aprender a aprender” tem sido constante nos documentos nacionais e internacionais que orientam o processo de ensino e de aprendizagem, aliada à teoria construtivista e ao conceito de aprendizagem situada.

Em discussão estarão os fundamentos desta ideia pedagógica: é possível aprender-se a aprender sem ter por objecto um determinado conhecimento? Como se adquirem capacidades para enfrentar novas situações? Mais ainda, num momento em que a ciência, a tecnologia e sociedade estão em mudança constante, valerá a pena aprender conteúdos mutáveis ou dever-se-á privilegiar a capacidade de aprender conteúdos novos?»


mais informações aqui

14 setembro 2011

Porque igualdade também se educa

Por solicitação dos docentes, fica aqui a apresentação utilizada como recurso na ação de sensibilização: O papel  docente no(s) desafio(s) da INCLUSÃO.

O SEAE está a trabalhar nas respostas às dúvidas colocadas e procederá à sua resposta por e-mail. Para as questões mais frequentes dedicaremos alguns Posts, aqui no blog.

ação_desafiosdainclusão


11 setembro 2011

Sensibilização inclusão/AVELT

1º Momento Inclusivo (nome dado ao ciclo de acções inscritas no PAA para o ano lectivo 2011/2012) de reflexão sobre a inclusão decorre amanhã, dia 12 no auditório da escola sede: EB Luísa Todi, pelas nove horas. Sob o mote: O papel docente no(s) desafio(s) da inclusão, esta ação pretende dinamizar a reflexão sobre o papel dos docentes (educadores/professores titulares de turma e diretores de turma) na promoção de uma escola que ofereça condições para os alunos com NEE de carácter permanente acederem ao sucesso educativo com qualidade de vida. Fica aqui o ambicioso sumário:

  •  Critérios de elegibilidade à educação especial
  •  Enquadramento legal
  •  Procedimentos de referenciação AVELT
  •  Papel dos diferentes intervenientes
  •  Medidas e consequências na vida dos alunos
  •  Parceiros privilegiados
  •  Panorama estatístico NEEcp/AVELT
  •  Papel do SEAE

09 maio 2011

Workshop de Musicoterapia

WorkshopMusicopedagogia17deMaio_2011

29 abril 2011

Aulas de Equitação na APPACDM de Setúbal

Fica aqui a divulgação da APPACDM de Setúbal:

28 março 2011

Conferêncial Internacional - Call for Papers

A Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE) tem o prazer de informar que, resultante de uma parceria/protocolo com o Instituto de Educação da Universidade de Lisbioa, irá realizar no dia 18/Junho/2011 o Seminário: "Formação de Professores de Educação Especial e Inclusiva" na qual estará presente a professora Chris Forlin (Instituto de Educação da Universidade de Hong Kong) possuidora de uma vasta experiência na pesquisa, investigação e publicação de conhecimentos no domínio das políticas e práticas em educação inclusiva. Não perca esta oportunidade de participar enviando-nos a sua inscrição e/ou comunicação. Para mais informações consultar cartaz em anexo.
CartazEncontro[1]

11 março 2011

Avaliação da aplicação do DL 3/2008

A DGIDC divulgou uma pequena síntese de resultados da aplicação do Decreto-Lei 3 de 2008, de 7 de Janeiro. Fica aqui a divulgação deste documento SínteseApresPublicaResultados

14 fevereiro 2011

A viagem de Maria

23 janeiro 2011

Melhorar a comunicação

Não perder de vista a necessidade de melhorar a comunicação passa pelo investimento na criação de documentos mais fáceis de ler e perceber. Deixo aqui mais um recurso que me parece de grande utilidade:
Como fazer documentos fáceis de ler e de perceber Inclusion Europe

13 janeiro 2011

Eleições presidenciais - folheto em linguagem fácil

Votar é um direito e um dever para todos! O INR, IP editou um folheto em linguagem e leitura fácil sobre a eleição do Presidente da República que se destina a informar os cidadãos com deficiência e todos os cidadãos sobre este acto eleitoral. O texto do folheto inclui informação em pictogramas e texto acessível e informa sobre o exercício do direito e dever cívico de votar. O folheto foi feito em colaboração com a Comissão Nacional de Eleições e poderá ser livremente utilizado e divulgado. Esta iniciativa implementa o princípio da igualdade consagrado na Constituição da República Portuguesa, na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e nas leis eleitorais e tem como objectivo simplificar e tornar acessível a informação sobre as eleições, bem como promover uma maior participação das pessoas com deficiência na vida pública, incluindo os actos eleitorais. folheto_presidenciais_2011

04 janeiro 2011

COLÓQUIO | A PROFISSÃO E A FORMAÇÃO: ENTRE A CIÊNCIA E A ARTE DE ENSINAR

aprofeaform_PROGRAMA 21 de Janeiro de 2011 (6ª feira), 15h Anfiteatro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Alameda da Universidade) Intervenções (15h)
_Thomas S. Popkewitz (Universidade de Wisconsin-Madison) The deceptive illusions of research as planning social and people: historicizing “reason” as the future of the social and education sciences
_Diana Vidal (Universidade de São Paulo) Experiência, negociação e formação: a constituição histórica da profissão docente
_José María Hernández Díaz (Universidade de Salamanca) Hitos en el modelo de formación de maestros en España. De la Escuela Normal a la Universidad
_Joaquim Pintassilgo (Universidade de Lisboa – Instituto de Educação) Em torno da “arte de ensinar”: reflexões entre o passado e o presente

22 dezembro 2010

Guia de Recursos para as Deficiências

A Câmara Municipal de Setúbal oferece esta publicação que pretende ser um recurso para as pessoas com deficiência e para as suas famílias. GUIARECURSOSDEFICIENCIAS

03 dezembro 2010

(D)EFICIENTE???

«Na realidade, os indivíduos não são deficientes ou não deficientes, são antes pessoas que reúnem uma combinação de necessidades, forças, capacidades e incapacidades» (Olney, 2004)

02 dezembro 2010

‎3 de Dezembro - Porque, ainda, é preciso assinalar. PARTE II