"Guia de turismo acessível é constituído" pelas edições Centro Alentejano, Alentejo Sudoeste, Comarca de Olivenza e Comarca de Tentudía e resultou da iniciativa de quatro associações de desenvolvimento local do alentejo (Portugal) e Estremadura (Espanha), denominadas Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste (ESDIME), Associação para o Desenvolvimento Integrado (TERRAS DENTRO), Desarrollo Rural de la Comarca de Olivenza (ADERCO) e Centro de Desarrollo Comarcal de Tentúdia (CEDECO-TENTUDÍA).
Porque a promoção da integração social é de extrema importância e porque o lazer deve estar Acessível a TODOS.
Esta publicação do INR é coordenada por Manuela Fialho, da Associação Terras Dentro.
Aqui pode encontrar mais informações adicionais sobre Acessibilidades em viagens nacionais e internacionais.
19 junho 2009
17 junho 2009
Conferência Internacional Educação Inclusiva - Impacto dos Referenciais Internacionais nas Políticas, nas Práticas e na Formação
Program Pag[1]
A inscrição é feita em formulário online. Clique aqui
Foi solicitada dispensa ao Conselho Executivo para todos os docentes do grupo 910. Pedido deferido.
Marcadores:
Formação
08 junho 2009
Novidades nas orientações para a constituição de turmas
O Despacho n.º 13170/2009, de 4 de Junho, vem trazer novidades quanto à constituição de turmas, evitando algumas confusões vivênciadas no ano anterior. É importante ler com atenção até porque o Conselho Pedagógico terá de pronunciar-se.
Marcadores:
legislação
05 junho 2009
Direitos iguais para pessoas diferentes
Esta manhã dei comigo a pensar o que é para mim uma pessoa diferente…
Ser diferente é definitivamente sinónimo de diferença de opiniões tão distintas quanto o número de pessoas que as enunciarem.
Afinal, isso até é muito positivo, porque neste caso a uniformidade de opiniões permite-nos ter um leque mais alargado de possibilidades ou de diferenças. Ou seja, se para todos nós seres humanos a diferença fosse algo único igual para todos, seria demasiado redutor e desinteressante!
Pois a riqueza e diversidade de diferenças dentro da grande ideia de diferença torna tudo muito mais vasto e interessante.
Voltando ao pensamento inicial do que é para mim ser diferente, se fosse segui-lo à risca diria que todos nós somos diferentes uns dos outros, a sociedade é que nos tenta moldar e transformar limando as diferenças e procura tornar-nos seres diferentes com algumas semelhanças entre si.
Senão, vejamos um pequeno e simples exemplo que para mim espelha ou é a identidade de toda a nossa diferença, a impressão digital de cada ser humano, é única, ninguém tem nenhuma igual à nossa, no fundo é a prova inegável que todos nós somos acima de tudo seres diferentes e isso é muito bom.
Então, se podemos ter uma impressão digital que é única em todo o mundo, porque não podemos ser diferentes e sermos reconhecidos e valorizados como tal?
O facto de aceitarmos realidades inegáveis de diferença como a impressão digital de cada um ou o ADN como sendo marca da nossa identidade diferente, ainda que no caso do ADN haja semelhanças entre indivíduos da mesma família, isso também deveria fazer de nós seres mais sensíveis e menos críticos em relação às diferenças de cada um… tal como preconiza a Declaração Universal dos Direitos do Homem, da ONU, no seu artigo 1º “ Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”(Susana Ribeiro)
Marcadores:
Pensar e expressar a diferença
01 junho 2009
Diferença Sentida e Expressada
A partir da iniciativa "Pensar e expressar a diferença" o Gonçalo Silva do 9º 1ª escreveu este texto para a disciplina de Língua portuguesa.
"O João era um rapaz muito popular na faculdade e as raparigas gostavam muito dele. Um dia apaixonou-se por uma rapariga paraplégica chamada Diana, encontraram-se na rua e falaram sobre eles, quando nasceram, sobre as suas famílias, sobre como ele ficou popular, sobre como ela ficou paraplégica e como reagiu quando soube. Um dia foram sair e passearam pelas ruas de Setúbal, passado algum tempo a Diana apaixonou-se pelo João. A Diana pensa que o João gosta dela por pena, mas ele tranquilizou-a e disse-lhe que o que é importante é o nosso interior e não o exterior. "
[O coração foi executado em materiais têxteis, inspirado no poema mas principalmente no Gonçalo, que é uma referência diária para mim. Fátima Pais]
Este Post foi "roubado" ao Blog da disciplina Oficina de Artes e Ofícios Têxteis da responsabilidade da professora Fátima Pais. Vale a pena espreitar
Marcadores:
Pensar e expressar a diferença
Dia Mundial da Criança
Porque ainda é necessário pensar nas muitas, nas demasiadas crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Marcadores:
sons do mundo
Subscrever:
Mensagens (Atom)