27 novembro 2010

Educação Inclusiva

"Desde há muitos anos, que os pais exigem que os seus filhos frequentem a escola regular e participem em todas as actividades escolares. No entanto, em muitos países da Europa, as crianças com deficiência intelectual continuam a frequentar escolas de ensino especial que não permitem uma grande interacção com crianças sem deficiência. As crianças devem receber todo o apoio necessário para que possam ser incluídas com sucesso nas escolas do seu bairro e no ensino regular. Isto implica que se passe a olhar para o que as crianças conseguem fazer e não para aquilo que não conseguem fazer. As escolas têm de compreender que as crianças não necessitam de ter os mesmos objectivos educacionais para poderem aprender em conjunto em turmas do ensino regular. Para implementar esta mudança, é preciso que os directores da escola e aqueles que decidem tenham uma liderança forte. As escolas devem ser reestruturadas de modo a que o foco seja nas conquistas individuais e na aprendizagem dos alunos. Os professores e educadores devem olhar para os seus papeis de maneiras diferentes." Este texto é da autoria da Inclusion Europe. Destaco-o pela sua clareza e simplicidade. A escola e todos os que lá trabalham devem fazer um esforço para que esta mensagem passe sob pena de se tornar um obstáculo à inclusão.

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