"...Para o professor o que se torna crucial realçar é que independentemente de qual a sua etiologia, o autismo é um distúrbio do desenvolvimento que irá afectar todo o processo de aquisição de experiências, por isso as crianças com "autismo" manifestam diferença no modo de aprender. Tudo o que as outras crianças aprendem espontaneamente tem de lhes ser ensinado e explicado utilizando procedimentos de intervenção que reconheçam e procurem compensar essas dificuldades muito específicas. Assim e de acordo com cada criança, deve ser elaborado um programa interventivo baseado numa estrutura externa que lhe proporcione pistas orientadoras (pistas visuais) no processo de aprendizagem. Esta deverá funcionar como estratégia que compense a sua dificuldade para aprender de forma espontânea e auto-orientada..."
Adaptado pela docente Pórcia Kato
Autores: Carvalho, A. C., Onofre, C.
Aprender a olhar o outro - Inclusão da criança com perturbação de espectro do autismo, 19-20. DGIDC
Sem comentários:
Enviar um comentário