Malformação de Arnold - Chiari, em homenagem a Hans Chiari, médico austríaco que descreveu pela primeira vez esta malformação em 1890, posteriormente complementada pelo seu colega Arnold, a qual consiste numa malformação do sistema nervoso central, associada à hidrocefalia.
Hidrocefalia, palavra que deriva do grego tem como significado "água no cérebro". Esta malformação tem tratamento médico-cirúrgico, o qual consiste na introdução de uma sonda/derivação, que impede a acumulação do líquido na cavidade cerebral. Todavia esta sonda não recupera os danos já existentes no tecido cerebral, esta apenas controla a pressão existente no cérebro efectuando a drenagem do líquido em excesso.
Os efeitos da hidrocefalia variam de indivíduo para indivíduo, no entanto, usualmente os seus portadores deparam-se com dificuldades de aprendizagem, problemas de atenção e concentração, défice de raciocínio, problemas de coordenação e de organização. Encontram-se ainda associados problemas de visão e puberdade precoce.
Em casos de maior gravidade os seus portadores podem sofrer de profundos atrasos de desenvolvimento mental/ cognitivo.
Adaptado, por Pórcia Kato, do Projecto "Incluir" 08/09 - Escola EB 2,3 Paula Vicente - Lisboa
01 março 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário