Vai realizar-se na Gulbenkien, no próximo dia 5 de Dezembro, a Conferência "Inclusão, um desafio entre o real e o ideal" com nomes que dispensam apresentação.
Recomenda-se!
Mais informações aqui
Já nas bancas o livro 'Jovens com Saúde - diálogo intergeracional' coordenado por Margarida Gaspar de Matos e Daniel Sampaio. Neste livro abordam-se vários temas da saúde, bem-estar como a sexualidade, a alimentação, o exercício físico, a toxicodependência, a marginalidade, entre outros. Destaco a existência de um capítulo dedicado aos jovens com deficiência, aspecto raro em trabalhos sobre a juventude. É bom que esta juventude comece a ser lembrada.
"Guia de turismo acessível é constituído" pelas edições Centro Alentejano, Alentejo Sudoeste, Comarca de Olivenza e Comarca de Tentudía e resultou da iniciativa de quatro associações de desenvolvimento local do alentejo (Portugal) e Estremadura (Espanha), denominadas Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste (ESDIME), Associação para o Desenvolvimento Integrado (TERRAS DENTRO), Desarrollo Rural de la Comarca de Olivenza (ADERCO) e Centro de Desarrollo Comarcal de Tentúdia (CEDECO-TENTUDÍA).
Porque a promoção da integração social é de extrema importância e porque o lazer deve estar Acessível a TODOS.
Esta publicação do INR é coordenada por Manuela Fialho, da Associação Terras Dentro.
Aqui pode encontrar mais informações adicionais sobre Acessibilidades em viagens nacionais e internacionais.
Apesar de estar ainda em fase de construção a Biblioteca conta já com muitos artigos que fazem a História das Deficiências. Não consultei, obviamente, todos mas cruzei-me com um artigo escrito nos idos mil e oitocentos. Vale a pena, até porque é também esta história que nos ajuda a perceber como ainda hoje subsiste a exclusão.
Imagem
A eliminação de barreiras responsáveis pelas (in)acessibilidades são também uma responsabilidade de todos nós. Começa aqui um movimento que merece o nosso aplauso e que pode contribuir para a melhoria da circulação de todos, nomeadamente daqueles que pelas mais variadas razões necessitam de ajudas técnicas para se deslocarem.
Fonte
2º bolas a secar
3º Furagem das bolas


4º após a pintura passa-se à fase de aprendizagem dos enfiamentos
Vai realizar-se nos dias 9, 10 e 11 de Julho, subordinado ao tema da Educação Especial e que pretende reunir contributos intra e extra académicos no quadro da Escola Inclusiva e visa consolidar saberes e práticas em matéria de integração de crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular.
A organização a cargo da Universidade Fernando Pessoa e do Sindicato de Professores da Zona Norte, que associa professores especialistas em Ensino Especial.
O Congresso pretende constituir-se como uma oportunidade de apresentação de resultados de trabalhos realizados e em curso por investigadores nacionais e estrangeiros e, em simultâneo, como espaço de reflexão por parte dos agentes educativos que, no quotidiano, intervêm em contextos de ensino especial.
As suas temáticas, transversais ao espírito da legislação em vigor – recentemente revista em Portugal – estão ampliadas à Escola multicultural e inclusiva, às exigências e às especificidades da educação especial e, em dimensão holista e sistémica, às questões de relacionamento entre a Escola e as relações sociais primárias e secundárias.
Educação Especial e Apoios Educativos ao serviço da inclusão e promoção do sucesso de alunos com NEE